De acordo com um estudo, aqueles relatos que vemos em vídeos do YouTube não são mitos do leito da morte: nossas vidas realmente passam diante de nossos olhos quando morremos.
Para chegar a essa conclusão, foram monitoradas as ondas cerebrais de mais de 500 pessoas que foram submetidas à reanimação de parada cardíaca.
O que eles descobriram? Como já era de se esperar, a atividade cerebral dos pacientes que morreram diminuiu logo após a parada, porém, uma outra observação chamou a atenção dos pesquisadores.
Durante o período de 1h após a morte, foram identificados picos repentinos de atividade elétrica em várias áreas do cérebro, associadas a funções mentais como falar ou se concentrar.
Dos pacientes sobreviventes, quase 40% relatou ter memórias ou pensamentos conscientes, incluindo “uma revisão de sua vida, ir para um lugar que parece o seu lar ou um reconhecimento de que precisa voltar”.
Segundo os médicos, uma explicação possível é a de que, quando ocorre uma parada cardíaca, o “sistema de frenagem”,que nos impede de acessar todas as regiões do cérebro, é removido brevemente.
Assim, nos últimos segundos de vida, esse fenômeno poderia permitir um acesso aos pensamentos, emoções, sentimentos e memórias que uma pessoa experimentou em sua vida. (Fonte: The News)
Comentarios