top of page
Buscar
Foto do escritorDra Helena Villela Rosa

Lula libera ozonioterapia no Brasil

Está gerando polêmica. Ontem, Lula sancionou uma lei que autoriza os profissionais de saúde de nível superior a realizarem a chamada ozonioterapia em todo o território nacional.

  • O texto indica que a terapia de ozônio só pode ser usada de forma complementar. Ou seja, auxiliando outros tratamentos.

O que é isso, dênius? A técnica consiste em aplicar uma mistura de gás oxigênio e ozônio no corpo. Quem defende o tratamento diz que o ozônio tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a oxigenação das células.

A parte polêmica da história

Enquanto alguns órgãos, como o Conselho Federal de Farmácia, apoiaram a sanção da lei, diversas outras entidades médicas do país alegaram falta de evidências científicas para o seu uso terapêutico.

Inclusive, durante a pandemia, o assunto veio à tona depois que o prefeito de Itajaí, em Santa Catarina, sugeriu a administração retal de ozônio para o tratamento da COVID.

Na ocasião, o Conselho Federal de Medicina se posicionou afirmando que a ozonioterapia não é reconhecida para o tratamento da COVID, nem de qualquer outra doença.

Zoom Out: Em 2019, a FDA — Anvisa dos EUA — publicou um parecer dizendo que “o ozônio é um gás tóxico sem nenhuma aplicação médica conhecida como terapia específica, adjuvante ou preventiva”. (Fonte: The News)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SINDICÂNCIA NO CRM: O QUE É?

Tendo em vista o crescente aumento de Sindicâncias, que ocorrem no âmbito do CRM, e a preocupação dos profissionais médicos por terem...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page