Canadá vai bloquear as contas bancárias de quem protestar
- Dra Helena Villela Rosa
- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Você se lembra do Comboio da Liberdade? Inicialmente, o protesto era pra ser uma manifestação contrária à obrigatoriedade da vacinação dos caminhoneiros, mas acabou tomando maiores proporções. Se quiser aprofundar, clique aqui.
Depois de mais de 20 dias seguidos de protestos, as autoridades do Canadá anunciaram que os bancos poderão congelar as contas de qualquer pessoa que esteja ligada às manifestações.
Isso é permitido? À primeira vista, não. Porém, na segunda-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau decretou estado de emergência no país. Com a medida, o governo ganha o poder de suspender determinadas liberdades civis para manter a ordem.
Segundo a ministra das finanças, Chrystia Freeland, o objetivo da medida seria tentar cortar a origem do dinheiro que tem permitido que os atos sejam organizados. Como justificativa, foi enfatizado que a paralisação causou perdas no comércio de US$ 390 milhões por dia.
As polêmicas…
Para o estado de emergência nacional ser declarado, é preciso ter certeza de que os protestos ameaçam a segurança do país.
Porém, segundo especialistas, existem sérias dúvidas de que essa definição tenha sido cumprida. De acordo com eles, não faz sentido dizer que a soberania está ameaçada por protestos que, em grande parte, não são violentos.
Zoom Out: A manifestação no Canadá inspirou outros "comboios da liberdade" nos EUA, na França, na Nova Zelândia e na Austrália. (Fonte: TheNewscc)
Bình luận