O presidente Jair Bolsonaro oficializou, após publicação de decretos, os quatro diretores que passarão a compor a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os nomes, indicados por ele, passaram por aprovação no Senado Federal no último dia 20 de outubro.
Antônio Barra Torres foi confirmado para o cargo de diretor-presidente, cargo que ele exerce interinamente desde o início do ano. Torres é contra-almirante da Marinha com especialização na área médica, integra a diretoria da Anvisa desde 2019 e possui mandato até 21 de dezembro de 2024.
Também foram nomeados a médica Cristiane Rose Jourdan Gomes; o advogado Alex Machado Campos e a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas. Cristiane tem experiência nas áreas de gestão hospitalar e de regulação do setor de saúde suplementar e possui mandato na Anvisa até 24 de julho de 2022. Campos é diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde e possui mandato na Agência até 31 de março de 2025. Já Meiruze é servidora de carreira da Anvisa, atua como diretora-substituta desde o início do ano e possui mandato na Diretoria Colegiada até 12 de dezembro de 2024.
Os quatro indicados foram sabatinados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal em 19 de outubro. No dia seguinte, foram aprovados pelo Plenário da Casa. Para oficializar a nomeação, Jair Bolsonaro publicou decretos na edição do Diário Oficial da União desta quarta (4) e quinta-feira (5).
Além dos quatro indicados, Alessandra Bastos Soares também compõe a Diretoria Colegiada da Anvisa desde 2017, com mandato previsto para terminar em 19 de dezembro de 2020. Fonte NKConsultores
Comments